29.8.05

Visto

A Ilha
É um filme? Ou antes um grande anuncio comercial conjunto de várias marcas e várias multinacionais com algum enredo por trás? Causou-me alguma confusão o bombardeamento exaustivo e completamente descarado com que iam saltitando a velocidades estonteantes marcas de ténis/roupa, cerveja, telemóveis, carros, relógios, gelados/comida, motores de busca da internet, etc, etc... Enfim quase tudo o que aparecia no filme estava perfeitamente etiquetado (tal como nos ultimos filmes da série James Bond mas feito a meu ver de uma forma ainda muito mais descarada). Não recrimino que apareçam marcas durante os filmes, é mais que natural, agora recrimino que seja feita publicidade descarada como prolongar demasiado uma cena para que toda a gente possa perceber que o actor está a usar o relógio x. Não quero e não tenho de ser bombardeada com informação/publicidade não desejada.
Quanto ao filme, gostei do inicio transportou-me por breves momentos para "O maravilhoso mundo novo" do Aldous Huxley (aliás pode-se dizer que toda a atmosfera do filme roçava muito a atmosfera do livro). O filme bem podia ser chamado " A revolta dos Clones". O tema principal do filme é a ética científica e a clonagem, o cliché ciência vs divindade (cientistas deuses ou demónios) até onde a clonagem pode ir, quais os seus objectivos, limites e fronteiras, e o objectivos e preços de se fazer clonagem (sim eu acho que que não se deve pôr sequer em causa a questão da clonagem, pq ela existe e deve estar a ser desenvolvida se já se criam ovelhas, imaginem que experiências que se devem fazer que não saiem cá para fora! Vai ser impossível a longo prazo tentar evitar o estudo e desenvolvimento da clonagem dadas as possibilidades que ela oferece).
Irrita-me a forma como os filmes mais comerciais fazem passar mensagens subliminares, bem sei que os americanos não têm acesso a uma mesma imprensa que nós temos aqui na europa pelo menos em relação à ocupação americana e à guerra ao terrorismo que o governo americano empreende pelo mundo fora, mas a mim parece-me um atestado de burrice ao próprio povo americano. São feitos ataques subreptícios ao presidente dos EUA e à sua política externa, em relação à guerra, em relação ás mortes causadas em nome do terrorismo.
Para além destas questões que levanta é um perfeitamente banal filme de acção (ficamos a saber que os clones são à prova de tudo e mais alguma coisa!).
Irrita-me tb o final profético/biblico do filme em que os clones são libertados e descobrem uma espécie de novo mundo!

4 Comments:

At segunda ago. 29, 01:43:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

The clones never dies, baby. They are reborning every time, in every place. Loock at behind you... There are one of them watching you. I love you.

 
At segunda ago. 29, 01:44:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

look, look...

 
At segunda ago. 29, 06:45:00 da tarde, Blogger Pequenos Nadas said...

you are my favorite clone!!! you are crazy, Dude!

 
At segunda mai. 22, 01:49:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pó crl..sbx o k é ixu? lol =P bye bye**

 

Enviar um comentário

<< Home